top of page
Buscar

Ansiedade da Produção

  • Foto do escritor: Adriele Bessa
    Adriele Bessa
  • há 27 minutos
  • 3 min de leitura

Quem me conhece deve estar cansado de ouvir sobre a mandala 😆
Quem me conhece deve estar cansado de ouvir sobre a mandala 😆

Como eu já mencionei aqui antes eu sou uma pessoa que procrastina bastante e por muito tempo me considerei uma pessoa improdutiva por esse dom magnífico que carrego comigo. Há pelo menos 03 anos desde que comecei a usar a Mandala Lunar – da qual sou muito suspeita para falar – comecei a observar melhor minhas emoções e pequenos hábitos, não foi algo da noite para dia, dos três anos que uso essa pequena – e na minha humilde não tão humilde assim opinião - ferramenta foram pelo menos dois anos de adaptação tentando entender a melhor forma de usar todos os recursos que ela me oferece, e nem é nada tão grandioso, é muito mais um treino de se observar, escrever e entender nossos próprios padrões, mas em fim hoje tenho um entendimento melhor de como me beneficiar utilizando-a e comecei a perceber alguns padrões durante a leitura dos ciclos.

evolução de como trabalhei a mandala nesses 03 anos de uso.


Eu sempre deixava de colocar um ícone de “produtiva” (Y) porque na minha cabeça ser produtiva era entregar tudo e mais um pouco no dia, e às vezes a gente tá só rolando o feed do Instagram\Pinterest – e tá tudo bem!- eu desconsiderava TODA a minha rotina diária baseada em feeds perfeitos e vozes da minha cabeça, me sabotando dizendo pra mim mesma que eu não era produtiva, se não era um dia que eu estava fazendo mil atendimentos, produzindo enlouquecidamente, fazendo as pesquisas que precisava, se meu dia não fosse minimamente exaustivo eu acreditava que estava procrastinando, 10min de tela e pronto nem fui tão produtiva assim, o resultado: aquele gatilho de ansiedade, que no meu caso me faz descontar na comida e ficar prostrada sem fazer nada num eterno looping dentro da minha cabeça. Depois de um tempo comecei a me perguntar, o que exatamente é ser produtivo? Por que avaliando meu dia, eu fiz coisa pra caralho, posso não ter feito tudo que precisava no tempo que precisava ou que achava que precisava, mas não quer dizer que não fui produtiva.

Comecei a olhar a minha rotina com mais atenção, e escrever me ajudou muito nesse processo e comecei a mudar o conceito de produtiva que eu tinha de mim mesma afinal acordar para fazer o café pela manhã, resolver os B.O do trabalho mesmo que não tenha resolvido tudo, e fazer um alongamento antes de dormir não é exatamente não ser produtiva, e tem dias que a gente tá estudando para nós mesmo, aquele tema que a gente gosta e isso não é procrastinar, definitivamente, ler um texto durante o dia, separar alguns minutos entre uma tarefa e outra para olhar as redes não me torna menos produtiva do que uma pessoa que consegue entregar 100% no dia – o que deve ser insanamente cansativo, eu associei ser produtiva única e exclusivamente com a entrega no trabalho - que é importante obviamente - mas não é só isso.

Ainda é um exercício me olhar com um pouco de carinho nesse quesito, eu sei que sou boa no trabalho, mas na maioria dos dias eu tenho certeza que não sou tão boa assim e com certeza estou sendo julgada pelo péssimo serviço que faço, não sei dizer de onde exatamente vem esse sentimento de invalidação (suspeito fortemente da infância\adolescência), mas acho que só a terapia para dizer e essa por enquanto esta sendo empurrada com a barriga – horrível, eu sei, mas é o que é - a gente vive uma ansiedade por ser produtivo que vou te falar, já era difícil ser adolescente nos anos 2000 agora está sendo difícil ser uma 30+ na geração das telas, é um bombardeio de seja produtivo, tenha um hobbie, assista a filmes acompanhe uma serie, faça exercícios, coma saudável, GENTE é de surtar a cabeça, juro.

Quando estava pesquisando imagens sobre produtividade/produtivo para adicionar ao post a imensa maioria das referencias são pessoas trabalhando e objetos relacionado a trabalho como computadores e salas de reunião.
Quando estava pesquisando imagens sobre produtividade/produtivo para adicionar ao post a imensa maioria das referencias são pessoas trabalhando e objetos relacionado a trabalho como computadores e salas de reunião.

Ah mas é só tu consumir menos tela,  e como que faz isso? Porque e sou completamente viciada no celular, deve ser por isso uma boa parte do meu sentimento de improdutividade, mas eu AMO ter um joguinho, rolar o feed, planejar no Pinterest, em fim... Os especialistas estão certos estamos com excesso de tela... O que é outro ponto recorrente entre eu e as vozes que habitam minha cabeça, deixar de ser tão viciada porque eu fico 2h fácil, fácil nas redes. Mas uma batalha por vez, pelo menos já reconhecemos onde está o “problema”, mas sempre bom lembrar de ser um pouco gentil, sem ser besta também que se não tudo a gente merece e quando se da conta tá em uma bola de neve, equilíbrio né amores? Equilíbrio é tudo.  

 
 
 
Faça parte da nossa lista de emails
Nunca perca uma atualização

Obrigado pelo envio!

© 2025 por Diário Online.blog

bottom of page